sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mestrado

Interessante como deixamos adormecer alguns sonhos por circunstâncias que a vida nos apresenta e que urgem por serem atendidas. Quando ainda cursava o Ensino Médio (naquela época 2º grau) já desejava fazer Mestrado assim que concluísse o Curso Superior, porém, entrar na Universidade, na década de 80, era muito difícil para alguém da minha classe social, cursar Mestrado então era um sonho quase impossível, assim como cursar Francês, que eu desejava muito, mas não tinha dinheiro para pagar a Aliança Francesa, e o sonho mais impossível de todos: ir à França, esse então ficava lá no nível das nuvens. 
Naquela época o sonho mais viável que eu tinha era o de ser mãe. Sempre encarei meus sonhos como ‘planos para o futuro’, então eles ficavam ali guardadinhos esperando sua vez. Os dois primeiros que realizei aconteceram de uma ‘tacada’só: entrei na UFPa para fazer Licenciatura em Letras e me habilitei em Português e Francês. Logo em seguida realizei o maior de todos os sonhos: engravidei, e valeu muito a pena, pois tenho uma filha maravilhosa, que já casou mas não deixei ir embora, então moramos todos juntos: eu, Carol, meu marido Alberto, meu genro Antônio, que é o filho que não tive, e meu netinho lindo, o Henry, por quem sou extremamente apaixonada. Depois veio o sonho que eu achava que era impossível: fui à França para estudar - esse nem meu marido acreditava que eu pudesse realizar, mas eu sempre dizia a ele “ir à França não é um sonho, é um plano para o futuro”.
Quanto ao Mestrado, perto de concluir minha Licenciatura comecei a estudar para a seleção, mas o Alberto me fez ver que naquele período era inviável, pois a Carol era criança, trabalhávamos o dia todo e eu só tinha o final de semana para estudar, dificilmente eu conseguiria me preparar para a seleção naquela época, então deixei esse plano para depois e segui minha vida.
Fiz duas Especializações. O Mestrado sempre era adiado, até que o sonho foi adormecendo. Depois comecei a descartá-lo. Quando me perguntavam se eu não ia cursar Mestrado eu dizia que não queria mais, que daqui a pouco estaria me aposentando, então queria mesmo era curtir meu neto, jogar no computador e ler meus livros, sem compromisso.
Até que este ano alguns amigos souberam de uma seleção para um Mestrado pela UFRN/UFPa específico para Professores de Português do Ensino Fundamental, então eles me incentivaram a fazer, mas eu relutei a princípio, imagina, já havia descartado essa possibilidade, por que fazer agora? Mas por incentivo deles acabei me inscrevendo para a seleção, mesmo não acreditando muito.
Porém no momento em que estava resolvendo a prova percebi que tinha chances de ser classificada, quase tive uma tremedeira, nem sei como consegui terminar de escrever o artigo que fazia parte da avaliação. Enfim, aquele desejo que eu pensava ter deixado de lado voltou bem forte. Descobri que na realidade ele nunca tinha ido embora, apenas estava adormecido.
Agora era só esperar o resultado. Saiu hoje e eu fui APROVADA, vou cursar o Mestrado em Letras. Sei que tenho uma árdua tarefa pela frente, mas estar entre os 26 aprovados dos mais de 800 inscritos já foi um grande desafio. Agora é mergulhar nos estudos: Mestrado aí vou eu. 
Fica um aprendizado: Nunca é tarde para realizarmos nossos sonhos, temos que acreditar em nosso potencial. Engraçado que eu sempre falo isso para os meus alunos, mas estava esquecendo de aplicar em minha vida.

Nenhum comentário: